top of page
Foto do escritorjoserobertoimprens2

Família Bettim: Messias Donato e Evair de Mello se mobilizam contra ação do INCRA no Espírito Santo.


Os deputados da oposição, Messias Donato (Republicanos) e Evair de Mello (PP), estão trabalhando para revogar o decreto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que determina a remoção da família Bettim de sua propriedade na área rural de São Mateus, localizado no norte do Espírito Santo.


Os parlamentares irão propor um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) com o intuito de interromper as ações que estão sendo executadas de maneira autoritária pelo Incra em relação à família Bettim.


De acordo com os deputados, a entidade vinculada ao governo federal que é gerenciada por superintendências estaduais dominadas por militantes do partido ou por técnicos ligados a ele, sendo vista como um grande terreno do PT, pretende intervir por meio de uma liminar para desapropriar uma propriedade privada.

Atualmente, a propriedade rural conta com 100 mil pés de café e 500 vacas para a produção de leite, além do cultivo de pimenta e árvores frutíferas, com uma parte significativa destinada à reserva.


O Incra tem buscado desapropriar a propriedade há 15 anos. Desde 2009, o governo tenta efetuar a remoção da fazenda dos Bettim através de uma ação judicial do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, que foi respaldada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reassumiu o cargo em janeiro de 2023.


A Fazenda Floresta e Texas está situada ao lado do assentamento Zumbi dos Palmares, ligado ao Movimento Sem Terra (MST). Em 2023, Rose Rodrigues, que é militante do MST “há décadas” segundo o site oficial do PT, assumiu o cargo de diretora de desenvolvimento e consolidação de projetos de assentamentos no Incra. O processo judicial contra a família Bettim ainda está em andamento, sem uma decisão final. No entanto, a família recebeu uma notificação para deixar a propriedade.

7 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page