top of page
Foto do escritorjoserobertoimprens2

Messias Donato visita município de Anchieta e celebra parceria com o prefeito eleito Léo Português


Na tarde desta quarta-feira (08), o deputado federal Messias Donato esteve em Anchieta, uma cidade situada no litoral sul do Espírito Santo. Durante a visita, ele estabeleceu uma parceria com o prefeito eleito Léo Português. “Anchieta é uma cidade encantadora, repleta de patrimônio histórico, cultural e ambiental. Com tantos recursos, a cidade tem muito a contribuir, e por isso reforço meu compromisso com a administração e o progresso sustentável da região”, afirmou Donato.

Na reunião, estiveram também o vice-prefeito Renato Lorencin, o presidente da Câmara Municipal, Renan Delfino, e o vereador de Vitória, João Flávio.

HISTÓRIA E CULTURA

A história do povoamento de Anchieta, assim como a do Estado do Espírito Santo, está vinculada à Companhia de Jesus, especialmente à figura do Padre José de Anchieta, agora canonizado como São José de Anchieta. O processo de colonização teve início em 1565, quando o Padre Anchieta se estabeleceu em uma encosta em frente a um rio que os indígenas chamavam de Iriritiba ou Rerigtiba, termos que na língua Tupi significam “local com muitas ostras”, devido à grande quantidade desse molusco que servia de sustento, resultando assim no primeiro nome da cidade: Rerigtiba. O segundo nome, Benevente, provém do rio que ali deságua. A aldeia foi oficialmente reconhecida como vila por meio de um alvará datado de 1º de agosto de 1887, em homenagem ao Padre José de Anchieta, que segundo a tradição, teria sido o criador da cidade. Sendo uma das localidades mais antigas do Espírito Santo e do Brasil, Anchieta carrega um rico legado histórico.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page